O festejo em comemoração ao 2 de Julho, data em que se comemora a independência da Bahia, dará início nesta quarta-feira (14), na cidade de Santo Amoaro, segundo informou o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro. A programação segue com exposição e cortejo no Pelourinho, que acontecerá no dia 30 de junho. Em discurso de lançamento dos preparativos para a data, o secretário falou da organização para as celebrações do estado e a valorização do povo baiano.
“A Independência da Bahia com certeza é uma história de empoderamento do povo, é uma história de todos nós, é o protagonismo popular que precisa ser resgatado, é a história contada a partir da ótica do povo que fez essa luta há 200 anos e que luta todos os dias ainda por independência, por liberdade, por direitos. Então é a luta, é a mobilização popular que nos fez independente, que nos traz até este momento, e, com certeza é isso que fortalece esse pertencimento, esse orgulho. Não só de ser baiano, mas de ser brasileiro, especialmente no momento em que nós conseguimos romper com a história também bastante nebulosa, onde o Brasil doi retomado pela esperança”, disse.
Segundo Bruno, data demonstra ainda a bravura da Bahia que “não se junta para o ódio, para o fascismo, para as tiranias, para o nepotismo. Foi assim há 200 anos e assim nos dias atuais. “A independência foi feita pelo povo, pelas mulheres, pelos caboclos, pelos indígenas, pelas maristelas, pelos pescadores… é esse pertencimento do povo. Resgata a autoestima, enaltece a bravura da nossa gente e reafirma a Bahia como um estado que não se julga para o ódio, para o fascismo, para as tiranias, para o nepotismo. Foi assim há 200 anos e assim nos dias atuais”.
Foto: Gabriela Araújo / bahia.ba