domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

DEPUTADOS DA BASE DE LULA ASSINAM PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA O PRESIDENTE

João Paulo - 10/06/2023 07:40 - Atualizado 10/06/2023

Segundo informações do estadão, quatro parlamentares da base do presidente Lula assinaram um novo pedido de impeachment contra ele: PSD, MDB e União Brasil.

O documento conta ainda com 47 assinaturas, encabeçado por deputados do PL. O requerimento não tem efeito imediato e precisa do aval do presidente da Casa para tramitar. Até o momento, Lula tem ao menos seis pedidos protocolados que solicitam a saída dele do cargo.

Segundo o jornal, as assinaturas de parlamentares de siglas com comando de ministérios reforçam o racha na base de apoio do governo. PSD, MDB e União Brasil têm nove ministérios, mesmo assim as bancadas desses partidos têm dado votos contra interesses do governo na Casa. O Palácio do Planalto tenta resolver o problema da falta de fidelidade.

No pedido de impeachment, os parlamentares alegam que Lula cometeu crime de responsabilidade ao declarar que a Venezuela é vítima de “narrativas” construídas por opositores, ao receber o presidente venezuelano Nicolás Maduro no País e ao indicar seu advogado Cristiano Zanin para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os parlamentares da base de Lula que apoiam o impeachment estão: Sargento Fahur (PSD-PR), Delegado Palumbo (MDB-SP), Thiago Flores (MDB-RO) e Rodrigo Valadares (União-SE). O PSD comanda Agricultura, Pesca e Minas e Energia; o MDB, Planejamento, Cidades e Transportes; e o União Brasil, Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional. Até março de 2023, a Câmara registrou seis pedidos de impeachment do presidente Lula.

Foto: (foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.