sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MINISTROS DO GOVERNO LULA UTILIZAM AVIÕES DA FAB PARA PASSAR FIM DE SEMANA EM CASA

João Paulo - 06/06/2023 13:22
Segundo informações do portal Metrópoles. Os ministros do governo Lula (PT) estão utilizando as aeronaves oficiais para passar

Segundo informações do portal Metrópoles, os ministros do governo Lula (PT) estão utilizando as aeronaves oficiais para passar os fins de semana nos seus respectivos estados de origem.

De acordo com dados da Força Aérea Brasileira (FAB), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, faz uso constante da modalidade e já soma nove voos para São Luís, capital do Maranhão, onde tem residência. As partidas de Brasília para o seu estado de origem costuma a acontecer sempre às sextas e aos sábados.

Em três dessas viagens o ministro tinha compromissos oficiais na cidade. Nas outras seis, o titular da Justiça afirmou que uso da aeronave levava em conta o zelo da sua segurança. Em seguida, o que mais utilizou o voo da FAB, até o momento, foi o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O paulista já usufruiu por oito vezes, os voos para São Paulo às sextas-feiras, com retorno à capital federal no início da semana seguinte.

O primeiro voo ocorreu logo no início do governo, em 13 de janeiro. Quando não tem agenda oficial em São Paulo, Marinho, assim como Dino, também alega motivo de segurança para justificar o uso das aeronaves. A atual legislação aponta que ministros de Estado só podem usar voos da FAB para viajar entre Brasília e as cidades onde têm domicílio quando alegarem motivos de “segurança”.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conforme o levantamento divulgado pelo portal Metrópole, também tem o hábito de utilizar os voos. Ao todo, Haddad já fez sete voos com destino a São Paulo, foram cinco às sextas-feiras e dois às quintas. Ainda segundo o portal, as viagens do titular da Fazenda para a capital paulista deve-se ao seu gabinete, de quando ainda era prefeito entre 2013 e 2016. No local, Haddad realiza reuniões e concede entrevistas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade viajou sete vezes em aviões da FAB às sextas-feiras para o Rio de Janeiro, sua cidade natal. Em todas as viagens, ela alegou motivos de serviço: apresentou como justificativa compromissos na capital fluminense. A titular da Saúde voltou a Brasília de FAB, por quatro vezes. As últimas três, ela retornou em voos comerciais. Também carioca, a ministra do Turismo, Daniela do Waguinho, voou para o Rio três vezes em aviões oficiais nos fins de semana. Em todas as viagens, apontou razões de serviço, com compromissos marcados às sextas e às segundas.

Conforme apurações do portal Metrópoles, em nota, as respostas foram, praticamente, unânime. Todos as assessorias dos ministérios citados alegaram que os respectivos ministros utilizam os voos da FAB, conforme determina a legislação. Isto é, em serviços ou devido aos motivos de segurança.

Foto: reprodução site da FAB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.