Nesta terça (06), durante sua visita ao Oeste baiano, na abertura da Bahia Farm Show 2023, o presidente Lula (PT) fez diversas declarações de amor e exaltando o povo baiano.
Natural de Pernambuco, o Presidente da República afirmou que nasceu no estado em alguma outra encarnação e destacou seu desempenho eleitoral entre os baianos, mostrando que a relação com o local é uma “questão de química”.
“Em alguma encarnação, eu nasci na Bahia. Porque o carinho que o povo baiano tem comigo e o carinho que eu tenho pelo povo baiano é uma coisa que transcende aquilo que a ciência explica. É a questão da química. E eu lembro que, se dependesse da Bahia, eu seria presidente desde 1989”, afirmou Lula.
Vitorioso em todos os estados da Região Nordeste durante as eleições gerais de 2022, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula obteve 69,73% dos votos no último pleito, vencendo em 415 dos 417 municípios baianos (de acordo com os dados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral). Durante o discurso, o petista brincou com o senador Jaques Wagner, que sagrou-se governador da Bahia, em 2006, quebrando a hegemonia da Família ACM.
“Eu falei: ‘ô, Galego, você quer ser candidato a governador? Você vai disputar as eleições contra a turma do ACM? Você não tem a menor chance’. [Aí ele disse:] ‘mas eu vou e vou ganhar’. E deixou o Ministério do Trabalho contra a minha vontade e foi ser candidato a governador da Bahia. Não é que o Galego ganhou as eleições na Bahia no primeiro turno?”, brincou.
Por fim, o presidente aproveitou a ocasião para fazer críticas ao governo anterior, que disseminou o ódio pelo Brasil, segundo Lula, destacando que o ambiente na Bahia é totalmente diferente em comparação ao cenário nacional.
“A gente não estava acostumado com o ódio. Eu não conheço na história do Brasil brigas em bar porque fulano voltou em beltrano e outro votou em cicrano. Nunca vi isso. Ou o pai deixar de conversar com o filho porque o filho votava em tal partido e o filho votava em outro. Isso não acontecia no Brasil. Nunca aconteceu na Bahia. E agora nós temos um ódio disseminado, baseado numa quantidade de mentiras que eu não conhecia. Uma máquina de mentiras como a que está implantada no país, em que tudo é feito com deboche, sem nenhum respeito à verdade”, concluiu.
Foto: Joá Souza/GOV-BA