sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

GOVERNO QUER AUMENTAR INCENTIVO PARA CARROS. ENTENDA

João Paulo - 05/06/2023 11:40
O ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) confirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja antecipar a reoneração do diesel, que originalmente estava programada para janeiro de 2024, como forma de viabilizar a redução do preço de carros populares, caminhões e ônibus mais sustentáveis.

A proposta recebeu o aval de Lula.

Como resultado dessa decisão, os fabricantes de veículos serão beneficiados com isenções fiscais. A proposta, apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente Lula, envolve a concessão de crédito tributário para as empresas do setor automobilístico, como forma de compensar possíveis perdas de receita resultantes da reoneração do combustível. O anúncio oficial sobre a proposta para reduzir os preços dos carros deverá ser feito a partir de segunda-feira (5).

Além disso, uma nova medida foi adicionada à proposta original: vincular a política de redução de preços dos automóveis a um “pacote verde” do Ministério da Fazenda, que consiste em um conjunto de medidas para promover a transição energética. Essa alteração tem como objetivo amenizar as críticas dos ambientalistas em relação ao programa do carro popular.

Ademais, o governo pretende adotar critérios sociais, industriais e ambientais para promover a redução dos preços dos carros. Os descontos, que serão determinados pelas montadoras, variarão de 1,5% a 10,96%. Atualmente, existem apenas dois modelos de carros considerados de entrada disponíveis no mercado brasileiro: o Renault Kwid, com preço de R$ 68,2 mil, e o Fiat Mobi, com preço de R$ 69 mil.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.