A principal responsabilidade das empresas é a de produzir bens e serviços demandados pela comunidade. Do ponto de vista econômico as empresas devem trabalhar de modo a produzirem resultados financeiros positivos que lhes garanta a sobrevivência.
Do ponto de vista legal devem adotar comportamento adequado que atenda às leis. Voluntariamente elas devem trazer contribuições que maximizem os benefícios sociais. No seu relacionamento com agentes externos elas têm contato direto com os consumidores, mas também com o governo, os fornecedores de bens e serviços, as instituições financeiras, a comunidade e principalmente os seus proprietários e empregados, para citar os mais importantes.
Na contribuição para manter o equilíbrio de caixa, só os primeiros citados, os consumidores, põem dinheiro nas empresas, em pagamento das compras de produtos. Os demais retiram, cada um exercendo sua função no relacionamento com a organização. O governo é o que mais retira, na forma de impostos. As instituições financeiras na forma de juros. Os fornecedores de bens e serviços por pagamento do que fornecem. Os representantes das comunidades estão sempre solicitando apoio e doações. Os proprietários recolhem dividendos e os empregados são remunerados com os salários. Um conflito permanente, administrável, é o da relação capital x trabalho, onde os empregados acham que ganham pouco e os proprietários acham que merecem retirar mais.
Um conjunto de valores, princípios e normas orientam as empresas no seu relacionamentocom esses agentes e a sociedade em geral, vindo a ser o que se convencionou chamar de ética. As empresas devem assegurar atuação responsável, transparente, sustentável, respeitando os direitos humanos e a proteção ao meio ambiente. Aos seus proprietários a empresa deve garantir resultados que remunerem suas aplicações financeiras, considerando o risco inerente aos negócios. Aos seus empregados deve garantir justiça, respeito, salário justo, segurança, higiene, condições para progresso profissional e integração com a sociedade.
O comportamento ético empresarial também considera práticas comerciais honestas, civilizadas, sem corrupção, suborno, fraude, falsificação, blefe, adulteração ou qualquer outra forma de malversação. Os dirigentes das empresas devem sempre ter em mente que estão conduzindo um instrumento de geração de riqueza que foi construído com participação de toda a sociedade, devendo zelar para que desempenhe bem sua função de promotor do desenvolvimento, bem-estar e ambiente de vida onde prevaleça a paz, o bom relacionamento entre os cidadãos, a liberdade de credo, a saúde, a inclusão de todos, a distribuição da riqueza, o respeito aos direitos humanos e a beneficência. Bom lembrar que nada disso tem valor se não houver uma decidida contribuição à educação, principalmente dos mais jovens.
Vale ressaltar que a ética empresarial é mais que essencial para que se construa nas empresas um ambiente de confiança de longo prazo. Tudo isso resultará no reconhecimento de toda a comunidade, contribuindo para a fidelidade de seus clientes, colaborando para que fortaleça o orgulho de pertencer por parte dos colaboradores, da construção de uma imagem retilínea, sem manchas ou comportamentos condenáveis pela sociedade.
O que aqui foi dito para as empresas, noque diz respeito ao seu comportamento ético, vale também para as demais organizações, governamentais ou não governamentais. Nunca é demais lembrar tais valores quando temos a sociedade ameaçada por aqueles que privilegiam a corrupção, desejam fazer valer ideologiasultrapassadas, almejam implantar sistemas econômicos desumanos e comprovadamente alicerçados em premissas falsas, ambicionam o poder através da manutenção da pobreza e da falta de educação. É sempre bom recomendar que o comportamento ético deve ser para todos. O que se busca com a ética é a proximidade com oprimor.
Adary Oliveira é engenheiro químico e professor (Dr.) – [email protected]