domingo, 16 de junho de 2024
Euro 5.7376 Dólar 5.3763

TVE BAHIA AMPLIA SINAL DE TRANSMISSÃO NO INTERIOR

João Paulo - 02/06/2023 07:50

Por meio de acordo de cooperação firmado entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o sinal da TVE Bahia e da TV Educa Bahia foi ampliado para alcançar mais 16 municípios a partir desta quinta-feira (1º).

A oficialização da iniciativa se deu durante o seminário “Os Desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia”, realizado no Centro de Operações Integradas (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Além destas 16 cidades, o acordo entre o Irdeb e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ainda vai expandir o sinal das emissoras para outros 100 municípios até dezembro. No primeiro momento, a iniciativa contempla Abaré, Andaraí, Aramarí, Arataca, Belmonte, Cipó, Dom Basílio, Formosa do Rio Preto, Ibipitanga, Itapitanga, Jussari, Mortugaba, São Félix do Coribe, Sento Sé, Teofilândia e Tucano.

Até dezembro, com a implantação das 100 estações retransmissoras digitais, serão 12,5 milhões de pessoas beneficiadas com acesso gratuito à programação das emissoras públicas. “Assinamos hoje esse termo de cooperação técnica, que vai nos ajudar a continuar difundindo o material do Estado da Bahia para todo o país, além de dar um amparo financeiro, para que a gente possa ampliar a capacidade”, declarou Jerônimo Rodrigues.

O ministro Paulo Pimenta, por sua vez, afirmou que o acordo é parte do compromisso com um programa de governo participativo até 2026 e disse que a Bahia tem sido uma referência para o Brasil em termos de política pública de comunicação. “A parceria que formamos hoje entre o Governo Federal e o Governo da Bahia permitirá que o sinal da TV pública, junto com a nossa EBC, passe a chegar em mais 116 municípios. É o importante sistema de comunicação pública do Brasil”, apontou.

Entre 2019 e 2021, a Secretaria da Educação (SEC) já havia ampliado para 99 o número de municípios com estações retransmissoras digitais da TVE e da TV Educa Bahia. O investimento total foi de quase R$ 15 milhões.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.