Diferente do cenário nacional, onde o presidente Lula (PT) não tem vivido dias tranquilos na sua relação com a Câmara dos Deputados, insatisfeitos com os trabalhos feitos pelos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem mostrado boa articulação política com os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Em seus primeiros cinco meses de mandato, apenas quatro matérias enviadas pelo Executivo ao Legislativo, que tem a liderança do parlamentar Alan Sanches (UB), pela oposição, não foram aprovadas por unanimidade. Somente em maio foram encaminhados 12 projetos, sendo que deles só os que tratavam do reajuste no Planserv e do acréscimo salarial de 4% aos servidores contaram com votos contrários dos oposicionistas. Esse foi o primeiro mês, desde que Jerônimo assumiu, que aconteceram diversas análises de matérias governistas na AL-BA. Finalizando o mês de maio, a AL-BA aprovou mais uma matéria com o apoio de todos os integrantes da Casa Legislativa para a criação da Polícia Penal.
Antes disso, em março, também foi um período marcado por votações importantes, como a indicação da ex-primeira dama de Rui Costa, Aline Peixoto, ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que contou com 19 votos contra e uma abstenção. Já a criação da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) foi aprovada com facilidade, após acordo entre os líderes da bancada. Ainda no fim de março, todos os parlamentares votaram pela aprovação da extensão da viagem de Jerônimo Rodrigues durante sua missão na China.
Confira as matérias votadas no período:
Março:
Abril:
Maio:
Foto: Vaner Casaes/AL-BA