domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PSOL FARÁ REPRESENTAÇÃO CONTRA O SENADOR MAGNO MALTA

Tácio Caldas - 24/05/2023 08:37

Ação é pela fala do político em sessão da casa, quando, ao falar sobre o caso do jogador Vinícius Jr., criticou o silêncio dos ‘defensores dos macacos’.

O partido Socialismo e Liberdade (PSol) afirmou, pelas redes sociais, que entrará com uma representação contra o senador Magno Malta (PL) no Conselho de Ética do Senado Federal e com uma notícia-crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O líder do partido na Câmara, Guilherme Boulos (Psol), fez uma crítica ao tom adotado por Magno em seu discurso na casa legislativa. “É uma vergonha que um sujeito desse represente o povo brasileiro. Uma amostra do nível da oposição bolsonarista que o PSOL enfrenta todos os dias no Congresso”, destacou Boulos (Psol).

Essa crítica do deputado federal está amparada na fala de Malta durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa a respeito dos ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro do Real Madrid, Vinicius Júnior, no último domingo (21), durante uma partida pelo campeonato espanhol. No caso, o senador fez um contraponto às manifestações de apoio ao jogador e questionou a ausência de ‘defensores dos macacos’, a quem o atacante brasileiro foi comparado pela torcida do time adversário, o Valencia.

“Você só pode matar alguma coisa com o próprio veneno de alguma coisa, está bem? Então, é o seguinte: cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Vejam quanta hipocrisia! E o macaco é inteligente, está bem pertinho do homem – a única diferença é o rabo. É ágil, valente, alegre; tudo o que você possa imaginar ele tem”, declarou Malta (PL), antes de se defender das críticas na sessão plenária do Senado. “Estão dando uma interpretação ao modo que querem a uma analogia que fiz. Nós fizemos um momento de solidariedade ao Vinícius Junior”, explicou o senador.

Após a polêmico, o político, inclusive, reforçou a sua posição quanto ao caso, relembrando e enfatizando parte de sua fala anterior na reunião da CAE, quando falou que “quando duas mãos se encontram e dois corpos se unem, reflete no chão a sombra da mesma cor”, finalizando dizendo que qualquer ação do tipo deve ser recriminada. Para ele, o “racismo é nefasto, é criminoso”.

 

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.