A expectativa é de receber cerca de 39,5 milhões de declarações até o dia 31 de maio, quando encerra o prazo para o envio do IRPF
Atenção contribuinte! Faltam apenas 10 dias para fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 (IRPF). De acordo com a Receita Federal, foram recebidos mais de 27 milhões de declarações fiscais e a expectativa é chegar a 39,5 milhões até o dia 31 de maio, quando encerra o prazo para o envio das declarações. O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.
A Receita orienta os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida, uma das novidades para a declaração neste ano, um modelo com diversas informações já disponibilizadas a partir dos bancos de dados do Fisco. Ainda assim, é responsabilidade de cada um conferir e corrigir se necessário, as informações importadas, além de incluir dados que não constem no sistema.
Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência. O pagamento das restituições começa em 31 de maio e foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil