quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

GP DE FÓRMULA 1 EM EMILIA-ROMAGNA É CANCELADO PELA FIA

João Paulo - 20/05/2023 08:30 - Atualizado 20/05/2023

Cancelamento é pelos desastres naturais causados pela chuva à cidade de Bolonha, na Itália; pedido foi do vice primeiro-ministro do país.

As fortes chuvas que caem na região de Ímola, na Itália, provocaram enchentes e fizeram com que a Fórmula 1 cancelasse a realização do GP da Emilia Romagna, previsto para esse fim de semana. A decisão foi tomada nesta quarta (6) após pedido do vice primeiro-ministro do país, Matteo Salvini. O local sofre com fortes chuvas desde o começo do mês e já vitimou mais de oito pessoas.

De acordo com a “Fédération Internationale de l’Automobile” (FIA), em um comunicado, a decisão de cancelar foi escolhida porque não há condições materiais e estruturais para promover o evento no local. “A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, equipes e nosso pessoal, e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil”, comunicou a FIA (Tradução Livre).

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari, nome oficial do local que seria realizado o GP de Ímola, amanheceu totalmente inundado nesta quarta (17), atingindo os setores de transmissão oficial da F1 e os paddocks da Fórmula 2 e Fórmula 3. Todo o circuito já havia sido evacuado na última terça (16) devido à previsão de chuva forte e a cheia do rio Santerno, que corre em paralelo à pista e que teve um alarmante registro de aumento no volume d’água feito por jornalistas no paddock.

CANCELAMENTO APROVADO

Todos os pilotos e todas as equipes apoiaram o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, também conhecido como GP de Ímola. O holandês Max Verstappen, o Monegasco Charles Leclerc, Lewis Hamilton, George Russell, Lando Norris e outros pilotos usaram suas redes sociais para falar sobre o incidente e mandar mensagens positivas para as vítimas e suas famílias. As equipes RBR, Aston Martin, Mercedes, Ferrari também emitiram comunicados concordando com o cancelamento. Outras equipes também se posicionaram.

NOVA DATA É IMPROVÁVEL

O GP da Emilia-Romagna não ser remarcado para acontecer ainda nesta temporada. De acordo com fontes próximas à FIA, tal situação é improvável devido ao “inchaço” já existente no cronograma dessa temporada. Do próximo dia 28 de maio até o dia 26 de novembro já há previsão de corridas em outros locais espalhados pelo globo terrestre. A título de informação, o GP do Brasil, em São Paulo, será realizado no primeiro final de semana do mês de novembro deste ano, quando a categoria entrará na sua reta final da temporada.

 

Foto: Reprodução/Twitter/Local Team

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.