quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

FORA DE EVENTO COM LULA, MST ACUSA RUI DE VETAR ENTRADA; MINISTRO DESMENTE

Tácio Caldas - 11/05/2023 18:27 - Atualizado 11/05/2023

Acusado por deputado petista, ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) diz que não barrou MST em evento com Lula, em Salvador.

O deputado federal Valmir Assunção (PT) acusou o colega de partido e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de barrar a participação de representantes do Movimento Sem Terra (MST) na primeira plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, que foi realizado em Salvador na manhã desta quinta (11). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros de governos e representantes da gestão estadual da Bahia, como o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

Buscando dar mais visibilidade ao fato, a acusação do deputado foi feita por uma rede social. Na mensagem, o político afirmou que o MST precisa ser respeitado.  “[…] o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), vetou a participação do MST na atividade de lançamento do PPA Participativo Nacional, que ocorre hoje em Salvador…”, diz a mensagem. O texto ainda completa dizendo que, devido a essa situação, o político também não participou do evento. “Por conta disso, o deputado Valmir Assunção não participará do evento. O MST tem história de luta e merece respeito”, finaliza.

Ainda segundo o deputado, o ministro e ex-governador da Bahia teria dito ao cerimonial da presidência que a presença do Movimento Sem Terra no evento seria “constrangedora” e que o movimento teria sido convidado de forma antecipada pela gestão federal. Em nota, o MST disse que foi surpreendido com o pedido do ministro e que Rui (PT) quer repetir, estando à frente da Casa Civil, o “trato que ele sempre deu aos movimentos sociais na Bahia enquanto governador”.

Devido a grande repercussão, a assessoria do minstro se posicionou por meio de uma nota. Segundo o docmento, Rui Costa (PT) não impediu a presença de representantes do movimento no evento que lançou o Plano Plurianual (PPA) Participativa do Governo Federal. “O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), nega que tenha vetado a participação do MST no evento de lançamento do PPA, em Salvador, nesta quinta-feira (11)”, diz a nota. A assessoria informou ainda, que o Rui (PT)  não vai comentar as declarações.

 

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.