sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

AUDIÊNCIA DISCUTE CRIAÇÃO DA EMPRESA PÚBLICA BAHIA FILMES

Tácio Caldas - 02/05/2023 19:39 - Atualizado 02/05/2023

A sessão foi presidida pela deputada estadual Olívia Santana e contou com a participação do secretário de Cultura, Bruno Monteiro

Nesta terça (02), foi realizada uma audiência pública na sala de comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), para debater sobre o projeto que propõe a criação da empresa pública de audiovisual da Bahia, que deve ser batizada de Bahia Filmes. O evento teve realização da Comissão de Educação, Cultura, Ciências, Tecnologia e Serviços Públicos da Alba, e contou com a participação de representantes do setor cultural do estado.

A audiência pública foi um dos espaços de escuta da sociedade antes do governo estadual enviar o projeto de lei (PL) para apreciação dos parlamentares baianos na Alba. A sessão foi presidida pela deputada estadual Olívia Santana e contou com a participação do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, da diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Piti Canella e da diretora interina da Diretoria de Audiovisual da Funceb (DIMAS/Funceb), Daiane Silva.

Para Bruno Monteiro, o espaço de diálogo foi fundamental para garantir a criação da empresa pública de forma democrática e plural.

“O projeto da Bahia Filmes, uma iniciativa do governo do estado, tem sido criado com muito diálogo e por isso já é um projeto vitorioso. Aprendemos muito com as conversas que temos com o setor audiovisual e a cada debate seguimos com um trabalho articulado no intuito de aprovar esse projeto de lei que é um compromisso de governo”, salientou.

Na avaliação da deputada Olívia Santana (PCdoB), a audiência foi vitoriosa.

“A audiência foi bonita e vitoriosa. A Bahia tem protagonismo nesse setor que vai de Glauber Rocha e o cinema novo ao cinema contemporâneo de Daiane Rosário, por exemplo. Temos que estar antenados aos movimentos que o audiovisual realiza no mundo inteiro e trazer nossas contribuições tão importantes. A criação da Bahia Filmes é um passo fundamental para isso”, destacou.

 

Foto: Divulgação/Ascom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.