segunda, 31 de março de 2025
Euro 6.2461 Dólar 5.7678

CURSOS NA ÁREA DA SAÚDE SÃO OS MAIS PROCURADOS POR ESTUDANTES QUE INGRESSAM NA GRADUAÇÃO

João Paulo - 27/04/2023 13:29

A pandemia colocou em evidência algumas especializações na área da saúde. Atualmente, observa-se um maior interesse por cursos de graduação como medicina, enfermagem, biomedicina e psicologia.

Dia 28 de abril, é o Dia da Educação e uma pesquisa desenvolvida pelo Google aponta que 34% dos estudantes que querem ingressar no ensino superior em 2023 pretendem se matricular em cursos da área de saúde. Em seguida, aparecem os cursos de Humanas, com 22%, e Negócios, com 19%.

Para o coordenador do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Rodrigo Almeida, o aumento do interesse por esses cursos foi provocado, especialmente, pela valorização desses profissionais, durante a pandemia. “O mercado de trabalho para quem cursa Medicina, ou qualquer curso na área da saúde, é promissor. A telessaúde, que ganhou destaque com a pandemia, é um importante capítulo incluído na história da medicina em todo o mundo e chegou como uma nova possibilidade de atuação; o que atrai alguns estudantes. Por se tratar de uma área que exige vivência prática ainda durante a graduação, muitos já concluem o curso inseridos no mercado e esse também é um chamariz”, pontua.

Com discussões sobre doenças e tratamentos cada vez mais em evidência, aumenta também a exigência na qualificação de profissionais, que precisam de capacitação para lidar com os desafios do cenário pós-pandêmico. Nesse sentido, é importante estar atento sobre qual instituição escolher e analisar alguns critérios, como referências sobre a qualidade do ensino, se há cadastro no Ministério da Educação, se participa das principais provas de avaliação e se realiza com frequência os exames de proficiência que medem o desempenho dos alunos nos últimos semestres.

Para o coordenador, o aquecimento no mercado se justifica, também, pela preocupação das pessoas com o autocuidado. A população está mais atenta à importância de consultas periódicas com diferentes profissionais, diagnósticos e exames adequados e hábitos de vida saudáveis. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o segmento de planos de saúde manteve o crescimento e, em dezembro de 2022, o setor totalizou 50.493.061 usuários em planos de assistência médica, o maior número desde dezembro de 2014.

Os cursos de saúde têm duração de seis a doze semestres, como o de Medicina na Faculdade Pitágoras que dispõe de infraestrutura completa laboratórios. Como parte da estratégia de ESG da instituição, o corpo discente, supervisionado por professores, participa do atendimento de saúde à população, em ações que contemplam a comunidade local.

Fonte: Assessoria

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.