sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA REGISTRA 118 CASOS DE VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO EM APENAS 13 DIAS

João Paulo - 26/04/2023 07:38

Segundo números divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) duas pessoas já morreram e em apenas 13 dias, a Bahia registrou 118 casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Essa doença é típica do outono e inverno, mas o crescimento acentuado de registros nesse curto espaço de tempo acendeu o alerta dos especialistas. Os sintomas são gripais, as vítimas mais comuns são crianças menores de quatro anos e, se não houver atenção, a situação pode evoluir para óbito.

A Secretaria informou que, entre janeiro e 17 de abril de 2023, identificou 149 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrentes do Vírus Sincicial – sendo que 118 deles foram registrados apenas no período entre 1º e 13 de abril. A maioria dos pacientes tem menos de 1 ano (52,35%) ou de 1 e 4 anos (38,26%).

O assunto foi discutido por especialistas durante um evento no Fera Palace Hotel, no Centro de Salvador. A coordenadora da Neonatologia da Maternidade José Maria de Magalhães Neto, Tereza Paim, ex-secretária de Saúde da Bahia, explicou que o período mais intenso das infecções acontece entre fevereiro e junho, por conta das mudanças climáticas que facilitam a propagação do vírus, mas ele está presente o ano todo.

“Não há motivo para pânico, porque esse é um vírus que já existe. A prevenção existe desde 1998, mas é importante enfatizar os cuidados. Esse é um vírus que atinge as crianças menores de 4 anos, e principalmente as menores de 1 ano. É uma bronquiolite em que a criança fica com uma situação de desconforto respiratório, e se não tiver atenção e atendimento, esse vírus pode matar”, explicou.

Tereza Paim explicou ainda que a maioria dos casos tem sido registrada em Salvador por conta da densidade populacional e que o sistema de saúde tem percebido aumento na demanda, mas que o impacto ainda não foi mensurado. Em média, um bebê com VSR fica internado de 5 a 10 dias. “É um pouco cedo para termos um resultado, mas ainda não há um impacto em relação à ocupação dos leitos neonatais”, afirmou.

A Sesab informou que já divulgou um alerta e três notas técnicas orientando os municípios para a prevenção e o controle das síndromes respiratórias. A nota técnica mais recente foi enviada na semana passada, e o CORREIO teve acesso ao documento. “Nas últimas semanas epidemiológicas de 2023, vem-se observando, em alguns municípios do Estado, o aumento na circulação de vírus respiratórios, ocasionando um aumento nos atendimentos de casos de síndrome gripal e de SRAG. Dentre os principais vírus destacam-se o Rinovírus, VSR, SARS-CoV-2, Influenza B, Influenza A H1N1 e Influenza não subtipado”, diz o texto.

Foto: Divulgação/Sesab

Fonte: SESAB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.