sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EMBRAPA COMPLETA 50 ANOS COM NOVAS PESQUISAS E ACORDOS

João Paulo - 25/04/2023 07:32

Imagine poder pegar um produto na prateleira do mercado, apontar a câmera do celular e saber de tudo, onde ele foi produzido, qual foi a técnica empregada, quanto tempo ele levou para ser colhido, onde foi embalado e como foi transportando.

Essa tecnologia, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi uma das novidades apresentadas para comemorar os 50 anos de fundação.

Nesta quarta-feira (26), quando completa meio século de existência, a Embrapa vai assinar um acordo com a Universidade da Flórida e o Departamento de Agricultura dos EUA para desenvolvimento conjunto de tecnologias que reduzam a dependência do Brasil a fertilizantes estrangeiros. O presidente da empresa, Celso Moretti, contou que a cerimônia acontecerá na sede da Embrapa, em Brasília, às 17h.

“No ano passado tivemos uma crise global de acesso a fertilizantes [por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia], foi algo muito preocupante, e a Embrapa tomou uma série de ações, dentre as quais o estabelecimento desse acordo que vai implicar num financiamento de 4 milhões de dólares para a Embrapa, junto com seus parceiros, desenvolver soluções para reduzir a dependência do Brasil”, afirmou.

Outra novidade é a ampliação do Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade, através do qual é possível rastrear um produto da prateleira do supermercado até a origem. Essa tecnologia foi experimentada no ano passado na produção de açúcar demerara. O QR Code com as informações fica impresso na embalagem e uma assinatura digital garante a confiabilidade das informações.

Fonte: Embrapa / Correio

Foto: (Foto: Domingo Haroldo Reinhardt/ Divulgação )

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.