sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FALTA DE SEGURANÇA FECHA COMÉRCIO DO PELOURINHO E FAZ FUNCIONÁRIOS SEREM DEMITIDOS 

João Paulo - 24/04/2023 07:19

A falta de segurança no Pelourinho, uma das mais tradicionais regiões turísticas da cidade, está fazendo o comércio local fechar as portas e demitir os funcionários.

Segundo reportagem do Jornal Correio, 40% dos trabalhadores de algumas empresas precisaram ser demitidos devido a insegurança. O caso mais recente de violência foi o assalto a dois turistas da Romênia no sábado (22) agredidos enquanto visitavam o Centro Histórico.

Depois do episódio, o ator baiano Érico Brás lamentou a situação do local, onde mantém o restaurante Ó Paí Ó: “Chorei pelo estado que está esse lugar chamado Pelourinho. Largado, abandonado, sujo, sem segurança e vítima da ausência absoluta da PM e da vontade política de resolver os problemas desse Centro Histórico tão benquisto pelo Brasil”, escreveu ele, no Instagram.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o Pelourinho e o Centro Histórico de Salvador possuem um grande aparato de forças policiais. O órgão salientou a existência do 18° Batalhão da Polícia Militar na região, com efetivos distribuídos a pé e também em viaturas (Bases Móveis do tipo van, carros convencionais e motocicletas), além da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).

A pasta afirmou também que os principais pontos contam com o Sistema de Reconhecimento Facial, que impede a circulação de criminosos foragidos da Justiça. E, por fim, destacou que “ações diárias são realizadas na região, resultando, na maioria delas, em apreensões de adolescentes que cometem furtos e roubos. Os menores, ao serem liberados, como determina a legislação, retornam à região”.

Ainda de acordo com a SSP, a atuação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) se dá na dinamização dos espaços culturais do estado localizados no Pelourinho. A SSP afirma que os largos, museus e ações culturais apoiadas pela SecultBa, como os largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, estão funcionando plenamente, com a realização de atividades semanais.

A Polícia Militar da Bahia reforçou que “o patrulhamento no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador é desempenhado pelo 18º Batalhão de Polícia Militar, que emprega policiais, base móvel e viaturas, com o reforço de guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS e de unidades especializadas da PM, a exemplo do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur)”.

A PM informou ainda que realiza rondas de caráter preventivo, que levam em consideração o número de acionamentos e ocorrências registradas em cada localidade. Sobre os ambulantes da área, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) já promoveu uma ação com o objetivo de coibir abusos contra visitantes e moradores do município por ambulantes sem cadastramento. Também fez o ordenamento dos trabalhadores do mercado informal no Centro Histórico de Salvador.

Fonte: Correio – SSP

Foto: (Arisson Marinho/ CORREIO)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.