segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

DETRAN REFORÇA SEGURANÇA DOS FOLIÕES EM FEIRA DE SANTANA

João Paulo - 24/04/2023 07:38 - Atualizado 24/04/2023

A Micareta de Feira de Santana reúne diariamente, desde quinta-feira (20) até este domingo (23), milhares de foliões pelas ruas, que pulam e dançam ao som dos blocos afro, trios elétricos e outras atrações promovidas pelo Governo do Estado.

Neste ambiente de festa, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas coloca em risco a vida de motoristas e pedestres. Para prevenir acidentes, a Coordenação de Fiscalização e Operações de Trânsito (Cfot) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com o Esquadrão Asa Branca da Polícia Militar, está realizando blitzes nas proximidades do circuito.

Nos três primeiros dias de festa foram abordados 983 veículos, dos quais 583 foram autuados, com o registro de 831 infrações, além de 100 remoções. O teste de alcoolemia foi positivo para 310 condutores e uma pessoa foi presa em flagrante portando arma de fogo e conduzindo uma motocicleta com restrição de roubo. O empresário Rafael Messias, 30 anos, foi abordado pela blitz montada no bairro do Tomba e fez o teste de alcoolemia, que deu resultado negativo. “Isso tem que existir com mais frequência, excelente trabalho da Polícia Militar. Com a festa, com a micareta, aumenta a euforia e a bebida do pessoal. Essas blitzes têm que ser realizadas, para evitar vários acidentes, vários problemas”. O condutor Messias Silva, acompanhado da mulher e da filha, também foi abordado na mesma operação. “Muito bom, muito importante porque isso visa a segurança da nossa cidade, de todos nós”.

Coordenador de Operações do Detran, o tenente Justo Bispo informa que a blitz conta com 15 pessoas envolvidas, entre policiais militares e servidores do Detran. “O nosso objetivo é preservar vidas neste período quando é realizada a micareta mais antiga do Brasil. Essa é uma época do consumo bebida alcoólica e algumas pessoas insistem em dirigir assim, colocando em risco a si e a outros”, sintetizou.

O policial destaca os cuidados que as pessoas devem ter ao conduzir, principalmente em época de festas como a Micareta de Feira. “O primeiro cuidado é não ingerir bebidas alcoólicas, não usar drogas ilegais e dirigir com maior prudência do que nos dias comuns, porque nesses dias existem mais pessoas nas ruas, que são pedestres e podem estar bebendo, desatentas. Também é importante estar de posse dos documentos obrigatórios, estacionar veículo em locais regulamentados e evitar deixar bens e valores à mostra, para não atrair o delito de furto”, detalhou. Segundo o tenente Bispo, todos os servidores são constantemente capacitados, com conhecimentos atualizados. “A Polícia Militar busca proteger a vida também com medidas educativas. Nessas ocasiões, nós aproveitamos para orientar o condutor de como ele deve se comportar, do que ele pode e do que ele não pode fazer. Então esse é o trabalho do Governo do Estado para proteger a paz nas vias”.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Fonte: Assessoria

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.