domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1035

DOCUMENTÁRIO “FILHOS DA TERRA ” REVELA PROTOGANISMO DOS POVOS ORIGINÁRIOS DA BAHIA

Bruno Alves - 20/04/2023 16:11

Obra produzida pela TV Bahia demonstra cotidiano  e costumes da região norte da Bahia.

Abril é o mês que dá maior visibilidade as ações  pelos direitos e garantias dos indígenas, a Rede Bahia visa frisar a importância dos povos originários e provocar indignações.

Com ações presentes nos seus multicanais. No sábado (22), às 7h10 da manhã, a  Tv Bahia irá reproduzir o documentário Filhos da Terra, trazendo um olhar de protagonismo sobre os povos originários da Bahia que mantêm vivas suas tradições.

O curta foi feito por equipe do núcleo de Programação da Rede Bahia, ele exibe o contexto de vida documentada de acordo com a experiência nos aldeamentos Truká-Tupan, Kariri-Xocó, Xukuru-Kariri, Tuxá e Atikun, localizados na região norte do estado.

O documentário evidência as origens, histórias e costumes diferentes, a proteção à terra e tradições, em espaços que se misturam na luta contra descriminação, e pelo reconhecimento e defesa do território, em legados de resistência passados entre gerações.

“Viajamos até a região de Paulo Afonso, onde existe um volume significativo de povos indígenas, com o intuito de documentar estas realidades. O documentário mostra as diferentes culturas desses povos, seus significados, a relação com os encantados, com a terra, e também suas lutas, sempre vislumbrando um futuro de reconhecimento digno e justo”, afirma Marbson Alves, diretor do documentário e coordenador de conteúdo da Rede Bahia.
Foto: Rede Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.