A ArcelorMittal Brasil, maior produtora de aço no país, anunciou nesta terça-feira (18) formou com a Casa do Ventos uma joint venture para desenvolver um parque de geração de energia eólica na Bahia.
O investimento previsto é de US$ 800 milhões e a capacidade do projeto será de 554 megawatts (MW) e a ArcelorMittal Brasil vai deter 55% do empreendimento, cabendo os 45% restantes à brasileira Casa dos Ventos.
O parque eólico motivo do contrato é o Complexo Eólico Serra das Babilônia, das empresas PEC Energia e Rio Energy, está situado em Morro do Chapéu e Várzea Nova e é composto por 95 aerogeradores que oferecem uma capacidade instalada de 223 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade com 2 milhões de habitantes/ano.
A ArcelorMittal Brasil escolheu o parque eólico por estar a uma curta distância (23 km) para conectar à rede elétrica nacional e ter potencial de expandir a capacidade do projeto adicionando mais 100 MW de energia solar.
O parque fica em um local onde os ventos são extremamente favoráveis à conversão em energia elétrica devido a uma excepcional combinação de fatores. Além do clima, o relevo com topo amplo – sempre acima de 800 metros – oferece ventos com maiores velocidades e constância, resultando em um projeto com alta eficiência de geração.
O projeto encontra-se atualmente em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começar ainda este ano e início das operações em 2025.
O projeto eólico tem por objetivo garantir e descarbonizar uma proporção considerável das necessidades futuras de eletricidade da ArcelorMittal Brasil. Estima-se que fornecerá 38% das necessidades totais de eletricidade da ArcelorMittal no Brasil em 2030. (VE)