terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

JERÔNIMO RODRIGUES TRABALHA PARA BAHIA SER REFERÊNCIA EM NOVA TECNOLOGIA

Tácio Caldas - 10/04/2023 19:07

Governador do Estado conheceu o VLT operado pela ByD na China; empresa venceu a licitação para implementar e operar o modal no subúrbio, em Salvador.

O governador, Jerônimo Rodrigues (PT), conheceu nesta segunda (10), alguns projetos do país asiático que podem ser implementados na Bahia e tornar o estado referência em nova tecnologia.

Neste caso, o gestor estadual esteve na cidade de Chongqing, no distrito de Bishang visitando a linha de 15,5 quilômetros do VLT, que foi construído pela BYD, empresa que venceu a licitação na Bahia e deve assumir a fábrica da Ford em Camaçari.

Ainda no local, Jerônimo (PT) também conheceu a fábrica de baterias para veículos da empresa. Caso o acordo seja selado, este equipamento também deverá ser utilizado nos modelos que devem ser fabricados na Bahia.

“O mercado mundial tende a ser fortalecido com a venda de carros elétricos, principalmente pela questão da transição energética. Acho que a Bahia vai se destacar nesse aspecto. Estamos trabalhando para isso”, destacou o governador.

Essa visita do governador foi acompanhada pela equipe técnica da empresa e pelo CEO da BYD Brasil, Tyler Li. Na ocasião, foram apresentados detalhes do projeto do modal (VLT) de Salvador.

“O sistema e a tecnologia que eles usam aqui no VLT têm um impacto positivo em diversas áreas, como meio ambiente, geração de renda e inovação”, explicou o governador. Ao todo, o modal deve contar com 15 estações.

Cada uma delas deve ter uma distância de 600 metros a dois quilômetros, sendo percorridos por 13 trens de dois vagões cada e com capacidade de transportar até 21 mil pessoas em dias de grande movimento. A ideia inicial é que as saídas aconteçam a cada três minutos.

Nesta terça (11), o governado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) retorna para a cidade de Shenzhen, onde se reúne com a direção da BYD. Dessa reunião pode sair o acordo para a empresa assumir a fábrica de automóveis de Camaçari.

 

 

Foto: Daniel Senna/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.