A Semana Santa é um período que, para muitos consumidores e fornecedores, significa aumento de procura e venda dos itens como chocolates e ingredientes para a preparação da ceia tradicional.
Visando inibir práticas abusivas que podem ocorrer nesta fase, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), realizou a Operação Semana Santa do dia 30 de março ao dia 4 de abril.
No total, 122 estabelecimentos escolhidos por amostragem foram vistoriados em feiras livres, centros de abastecimento e mercados. Durante a ação, uma pesquisa de preço foi realizada, e os agentes da CODECON identificaram que as feiras de São Joaquim, feira das Sete Portas e Feira Municipal de Itapuã apresentaram as melhores ofertas.
O Diretor-geral da CODECON, Zilton Krüger Netto, comentou sobre a operação: “A CODECON executa a Operação Semana Santa anualmente para verificar a integridade dos produtos e a conformidade das ofertas, além de realizar a pesquisa de preço dos itens mais procurados do período para orientar os consumidores que deixam para comprar em cima da hora. Neste ano, as feiras de São Joaquim, das Sete Portas e a Municipal de Itapuã apresentaram os melhores preços”. Netto também alertou sobre os itens que devem ser observados na hora da compra: “O consumidor precisa estar atento principalmente à integridade da embalagem, data de validade e ao local de armazenamento. Pedimos que os cidadãos também sejam fiscais dos seus direitos e denunciem qualquer irregularidade que possam presenciar”.
Durante as fiscalizações, os agentes da CODECON verificam se os estabelecimentos estão cumprindo as leis de proteção ao consumidor, como a informação clara e precisa sobre preços, validade dos produtos e higiene dos locais. Além disso, uma pesquisa de preço foi realizada indicando os melhores locais para as compras. Neste ano, os itens listados foram peixes e ingredientes: azeite de dendê; amendoim; bacalhau; camarão seco e fresco; castanha; coco seco; leite de coco e quiabo. Já os tipos de peixes foram: cavalinha, corvina, pescada amarela, castanha, vermelho, badejo e robalo.
Serviço:
Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são:
Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal do Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador – 156. O consumidor também pode registrar reclamação presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.
Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número: (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria