O ministro da Casa Civil assinou, junto com o ministro das Comunicações, uma série de resoluções que pedem o fim de liquidação de estatais brasileiras.
Os ministros Rui Costa e Juscelino Filho se uniram para pedir o fim das vendas de algumas estatais brasileiras. Entre elas estão a Telebras e os Correios. Ambos assinaram uma resolução, nesta quinta (6), recomendando a exclusão das empresas estatais do programa de privatização do governo federal. A sugestão deles foi apresentada no Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos, subordinado à Casa Civil.
Essa é uma pauta antiga do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que já afirmou, em outrora, que não privatizará nenhuma estatal durante seu terceiro mandato. Por isto, Lula (PT) deve emitir, em breve, um decreto para validar a recomendação dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e o das Comunicações, Juscelino Filho.
No Twitter, Juscelino publicou uma nota falando sobre os motivos pelos quais estão pedindo que as estatais não seja vendidas. “Manter os Correios e a Telebras 100% públicas é uma das mais importantes ações nesses 100 primeiros dias do governo do presidente Lula. Vamos fortalecer as empresas e o papel delas no combate às desigualdades e no desenvolvimento econômico e social do nosso país”, declarou o ministro.
Outras estatais que também compõem a resolução assinada pelos ministros e outros colegas, de outras pastas estão os pedidos pelo fim da liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, Ceitec, Serpro, Dataprev e a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantidas S.A. (ABGF).
Foto: Fabio Rodigues Pozzebom/Agência Brasil