A Sesab promoveu, nesta terça(4), um evento com prefeitos e secretários de Saúde participantes do Programa Vacina Bahia, e definem ampliação de vacina em 43 municípios
Tudo está pronto para a ampliação da vacinação, os vacinadores já foram devidamente treinados, e estão com contratos de trabalho assinados. A preparação técnica foi fornecida pela coordenação Estadual de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis da Sesab.
O programa vacina Bahia tem um montante inicial de investimento avaliado em R$ 3,7 milhões, o plano é fortalecer todo calendário vacinal, porém com foco especial no grupo de crianças até um ano de idade.
A secretária de saúde Bahia, Roberta Santana confirma a contratação de 86 técnicos de enfermagem com destino as cidades com menos de 100 mil habitantes, para suprir baixas coberturas vacinais.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, divulga meta a ser alcançada de, no mínimo, 95% do público alvo de cada vacina. “Estamos há alguns anos sem conseguir atingir essa meta e precisamos mudar isso. O Vacina Bahia é mais uma iniciativa do Governo do Estado na busca melhorar esses índices. Esses técnicos vão atuar por seis meses nessas ações estratégicas para a melhoria das coberturas vacinais”, declarou Vânia.
Roberta Santana instaurou recompensa para cidades que baterem a meta de imunização, os 20 melhores municípios receberam dois computadores, haverá mobilização em prol da vacinação, também em nas escolas e disponibilização de 10 veículos para vacinação itinerante (áreas rurais, povos tradicionais, povos originários e vulneráveis).
Foto: SESAB