quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

MARGARETH MENEZES EXPLICA ORÇAMENTO E FALA SOBRE POTENCIALIZAÇÃO DA CULTURA

Tácio Caldas - 05/04/2023 18:55

De acordo com a titular do Ministério da Cultura, o orçamento reflete a crença de Lula que a cultura é uma “ferramenta de ascensão social e econômica”.

O governo Lula (PT) está chegando aos 100 dias e alguns ministérios criados por ele também estão “comemorando” o feito, como é o caso do Ministério da Cultura (MinC), que é comandado pela cantora e compositora Margareth Menezes.

Após esse marco, ministra celebrou os primeiros meses da pasta e falou sobre o “recurso orçamentário histórico” de R$ 10 bilhões, dado à pasta pelo presidente Lula (PT). “Quando o presidente Lula me convidou, disse que queria o MinC para a cultura do Brasil se potencializar como vetor econômico”, pontuou Margareth, em entrevista ao jornal O Globo.

Segundo ela, todo o recurso parte de um ideal do Presidente da República de que a cultura pode contribuir diretamente para um crescimento social e econômico em todo o território brasileiro. “Esse investimento vem da ideia do presidente Lula da cultura ser ferramenta de ascensão social e econômica. Ainda mais num momento em que o país está precisando de emprego”, explico a ministra.

Margareth Menezes ainda comentou sobre como esse investimento no setor cultural possibilitou que economias de diversos países se reconstruíssem. Ela também defendeu que por conta da importância do setor, há uma necessidade urgente de reconstruir o ministério, que ficou destruído por quatro anos.

“É bom dizer que a dimensão desse orçamento é a de um ministério que ficou destruído por quatro anos. É preciso reposicioná-lo e, para reconstruí-lo e formatá-lo, é preciso verba. Teremos representação em todos os estados, comitês de cultura funcionarão como braços do MinC para auxiliar na execução das políticas públicas e ouvir a sociedade. Falam em orçamento gigante, mas ele é paulatino, não é algo que está aqui, na mão”, afirmou a titular do MinC.

 

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.