domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1035

COMITIVA DA UFBA VAI A BRASÍLIA EM BUSCA DE PARCERIAS E RECURSOS

Tácio Caldas - 03/04/2023 15:55 - Atualizado 03/04/2023

O reitor Paulo Miguez e o vice-reitor Penildon Silva Filho, foram recebidos na Secretaria de Relações Institucionais, pelo ministro Alexandre Padilha

Durante os últimos dias de março, representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foram à Brasília para se reunir com o ministro Alexandre Padilha, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Ademar Arthur Chioro dos Reis.

Além disso, a comitiva participou de uma plenária da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

No encontro com a EBSERH, foram apresentados quatro pontos de interesse da Universidade baiana:

  • Necessidades orçamentárias para conclusão das obras de reforma e construção do HUPES e da MCO;
  • O interesse para a comunidade universitária de que a EBSERH e a UFBA venham a assumir inteiramente Hospital Ana Nery;
  • Foi iniciado o debate sobre a construção de mais uma unidade hospitalar da UFBA em Salvador, com a participação da EBSERH, oferecendo espaço e condições para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência à população do estado que já desenvolvidos pelas áreas de Saúde da UFBA;
  • Também foi apresentado, com forte ênfase, o pleito da construção de um hospital universitário em Vitória da Conquista, campo de prática indispensável para a conclusão da formação de alunos dos cursos de saúde do campus da UFBA naquela cidade.

O reitor Paulo Miguez e o vice-reitor Penildon Silva Filho, foram recebidos na Secretaria de Relações Institucionais, pelo ministro Alexandre Padilha. O reitor reforçou o pleito de recomposição orçamentária das Universidade articulado pela Andifes e a necessidade de novos recursos para concluir as obras nas universidades federais, a partir do levantamento também feito por esta associação.

O ministro reconheceu a importância das universidades para a resistência democrática no Brasil e o papel estratégico das instituições para o desenvolvimento cultural, social e ambiental do país em um novo projeto de nação, e se comprometeu com a defesa das instituições e da ciência e tecnologia.

 

Foto: Divulgação/Ufba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.