quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

MINISTRO DO STF DECIDE ANTECIPAR SUA APOSENTADORIA; SAIBA MAIS

Tácio Caldas - 31/03/2023 15:58 - Atualizado 31/03/2023

O anúncio foi feito pelo ministro após a última sessão do decano nesta quinta (30)

Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu antecipar sua aposentadoria para 11 de abril. O anúncio foi feito pelo ministro após a sessão desta quinta (30), a última que o decano participou.

Lewandowski foi nomeado em 2006, durante o primeiro mandato do presidente Lula (PT), e seria aposentado compulsoriamente em 11 de maio ao completar 75 anos, idade limite para permanência no cargo.

A formalização da antecipação da aposentadoria foi solicitada à presidente do STF, ministra Rosa Weber. O documento será enviado formalmente à Presidência da República.

Segundo Lewandowski, a decisão por antecipar sua aposentadoria em um mês foi motivada por questões pessoais.

“Essa antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, explicou.

Lewandowski disse ainda que não fez sugestões de substitutos.

“Todos os nomes que estão aparecendo como candidatos são pessoas com reputação ilibada, com trajetória jurídica impecável. O STF estará muito bem servido com qualquer dos nomes que têm aparecido”, concluiu.

Com a antecipação, Lula deverá indicar um novo ministro para o Supremo. Antes da posse, o novo ministro deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e votação no plenário da Casa.

 

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.