sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ATRASO DE INSETICIDA PREJUDICOU COMBATE À DENGUE, DIZ BRUNO REIS

João Paulo - 30/03/2023 14:32

Em coletiva na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) criticou o governo do estado que segundo ele está atrasando a entrega de inseticida para o combate da dengue.

Entre janeiro e março deste ano, a capital baiana registrou 1.066 casos de dengue, um aumento de 773% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 122 casos foram notificados.

Segundo o gestor, a redução do estoque de inseticida prejudicou o processo. “Esse ano não chegou o produto, que é encaminhado pelo Ministério da Saúde. Isso acabou retardando o processo. Mas nós estamos acelerando. Nossas equipes estão nas ruas”, destacou o prefeito. A última remessa do produto utilizado no combate aos Aedes Aegypti foi enviado à Bahia em julho de 2022, oito meses atrás.

Na última semana, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) confirmou a falta do inseticida. O estoque estadual teria apenas 43 litros disponíveis naquele momento. A falta do inseticida se deve à ausência do Imidacloprida + Praletrina, as substâncias usadas nos carros de ‘fumacê’ em áreas com alta incidência de casos de dengue.

O Ministério da Saúde foi procurado para responder sobre novas remessas das substâncias e justificou o hiato no envio: “Houve problemas na aquisição do inseticida, que foram iniciados em 2021, pela gestão passada, resultando em atraso no fornecimento, conforme informado aos estados e municípios”, respondeu a pasta, ressaltando que a atual gestão federal resolveu as pendências e aguarda a chegada do produto dos fornecedores. A pasta não informou uma data para o envio de uma nova remessa.

Foto: Assessoria

Foto:(Marcos Felipe/CORREIO )

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.