domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

TEBET DIZ ESPERAR EXPLICAÇÃO DO COPOM SOBRE JUROS MANTIDO EM 13.75%

João Paulo - 23/03/2023 10:49

Mais um membro do alto escalão do governo federal criticou a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros em 13.75%. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que espera uma explicação “imparcial” e “justa com o Brasil” do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

A decisão contrariou o presidente Lula e ministros, que pressionavam por um corte nos juros. Na próxima terça-feira (28), o Copom vai divulgar a ata de reunião, detalhando a decisão tomada na reunião do órgão. Em comunicado divulgado nesta quarta, o Copom apontou riscos inflacionários e afirmou também que não vai “hesitar” em aumentar a Selic, caso a inflação não recue “como esperado”.

Para a ministra do Planejamento, o comunicado do Copom “saiu muito mais apertado” – ou seja, mais duro – do que o previsto. “Não houve surpresa em relação à manutenção da taxa em 13,75% [ao ano]. Já esperávamos isso. Ainda que não quiséssemos isso, mas já esperávamos. Então vamos aguardar a ata. Assim como da outra vez, o comunicado saiu muito mais apertado do que prevíamos. Vamos aguardar a ata. Que essa ata venha de forma imparcial e justa com o Brasil”, declarou.

Tebet também disse esperar que a ata do Copom apresente os fatores externos que levaram o BC a manter a taxa em 13,75%, mas, por outro lado, que o órgão reconheça “todo o esforço que o governo federal está fazendo”. A fala de Tebet vai ao encontro da declaração dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quarta-feira. Haddad disse considerar “preocupante” o comunicado Copom e citou relatório divulgado pelo governo que apontou aumento nas receitas e diminuição no déficit das contas públicas para esse ano.

Foto: Adriano Machado/Reuters

Fonte: G1

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.