sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PRODUÇÃO MINERAL COMERCIALIZADA SOBE 50% NA BAHIA; CONFIRA OS NÚMEROS

Douglas Santana - 23/03/2023 18:49

Os dados foram divulgados no Sumário Mineral de março, produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)

Nesta quinta (23) foram divulgados os dados do Sumário Mineral de março, produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), onde aponta que a Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) cresceu 50% em janeiro e fevereiro, comparando com igual período de 2022, alcançando R$ 1,8 bilhão.

Ouro (33%) e Níquel (23%) foram os principais minerais produzidos no período, que teve como novidade os agregados para a construção civil. Formado por areia, brita, cascalho, argila e caulim, o ramo respondeu por 7% do total, superando cobre (6%) e ficando pela primeira vez na terceira colocação da PMBC.

Segundo o relatório de desempenho da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no Brasil, a construção civil cresceu 6,9% no ano passado e deve avançar 2,5% neste ano. Estes números explicam o incremento na comercialização de agregados este ano, na Bahia.

O titular da SDE, Angelo Almeida, destacou os bons números.

“A mineração tem um grande potencial na Bahia. Tivemos um desempenho excelente na PMBC nos dois primeiros meses do ano. Também precisamos destacar o crescimento da produção de agregados, responsável pelo aumento de R$ 1 milhão na arrecadação do ICMS”, disse Angelo.

O gestor celebrou ainda o Plano Estratégico Ferroviário, apresentado nesta quinta, destacando que a proposta contribuirá para o avanço da mineração no estado.

“O estudo apresentado é um grande passo para estruturação e expansão da nossa malha ferroviária. A Bahia tem um grande potencial de crescimento, inclusive na produção mineral, e esse crescimento passa pelo fortalecimento da nossa infraestrutura de transporte”, pontuou.

 

 

Foto: Assessoria/SDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.