segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

INDÚSTRIA CRITICA MANUTENÇÃO DA SELIC EM 13,75% “ATRASA O EMPREGO”.

João Paulo - 23/03/2023 07:19 - Atualizado 23/03/2023

Ainda sem expectativa do arcabouço fiscal, entidades que representam setores produtivos no país criticaram a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) classificou a decisão do Copom como “equivocada”. Na avaliação da instituição, a redução já deveria ter acontecido. Na avaliação da entidade, é preciso que o governo tenha cautela na condução dos gastos públicos, para evitar que a taxa Selic permaneça em patamar alto, com prejuízo para a atividade econômica. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que o arcabouço fiscal deve permitir a queda dos juros em 45 dias.

Na avaliação da CNI, é desnecessário manter a atual taxa de juros para combater à inflação, pois, além de trazer custos adicionais para a atividade econômica, a Selic está há mais de um ano em patamar alto suficiente para contrair a atividade econômica e desacelerar a inflação. “A taxa básica de juros no patamar atual foi um dos fatores determinantes para a desaceleração da atividade econômica no final de 2022, com destaque para a retração de 0,2% no PIB do último trimestre. E seguirá sendo um limitador significativo para o crescimento da atividade em 2023”, disse a confederação em nota.

Fonte: O Globo

Foto: Edilson Dantas/Infoglobo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.