Ação realizada em parceria com o Inema promove uma avaliação da qualidade hídrica do rio, da proteção da fauna e dos manguezais.
A Votorantim Cimentos, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, tem investido na preservação do Rio Paraguaçu, o maior genuinamente baiano e responsável pelo abastecimento da UHE. A empresa gestora está promovendo, entre as ações de preservação, o monitoramento ambiental e a participação de dicussões com agentes públicos no Comitê da Hidrográfica do Rio Paraguaçu, por exemplo.
De acordo com o gerente da usina, Dejair Lima, esse tipo de ação é algo frenquente na empresa. “Temos sempre o cuidado para que todas as nossas ações estejam ligadas a preservação do meio ambiente. Estamos em constante evolução, mas sem esquecer a importância de preservar os bens naturais e respeitando o cuidado com as pessoas. A água é um bem importantíssimo para nossa sobrevivência e deve ser usada com cuidado e muita responsabilidade”, afirmou Lima.
Ao todo, cerca de três milhões de pessoas dependem do rio Paraguaçu, já que ele corta 86 municípios e se encontra com outros 150 rios. Esse monitoramento realizado pela Votorantim, também é executado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que tem, como objetivo, certificar a qualidade do recurso hídrico e implementar ações de educação ambiental para proteção do rio, da fauna e dos manguezais.
Essa barragem, para além da geração de energia, é responsável por garantir, por meio da Embasa, o abastecimento de água para cerca de 60% da população de Salvador e Região Metropolitana, além da Microrregião de Feira de Santana, e cidades onde vivem pequenos produtores rurais. A UHE tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente de 280 mil residências.
Fonte: Ascom/UHE Pedra do Cavalo