quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

RÚSSIA DIZ ESTAR ABERTA A NEGOCIAR GÁS NATURAL POR BITCOIN

Redação - 27/03/2022 14:00

Pavel Zavalny, deputado Presidente do Comitê de Energia da Rússia, afirmou nesta quinta-feira (24) que o país está aberto para aceitar Bitcoin em negociações de gás com outros países. Sua fala acontece com o país enfrentando fortes sanções internacionais. Previamente, em outubro de 2021, o presidente russo Vladimir Putin havia afirmado ser “muito cedo para falar sobre o comércio de petróleo com criptomoedas”. Contudo, a situação atual após a invasão à Ucrânia pode ter acelerado este processo.

Logo após a fala de Zavalny, o Bitcoin reagiu positivamente com uma alta de cerca de 4%. No momento desta redação, seu preço está acima dos 44.000 dólares, valor que não era visto desde o início deste mês. Em conferência de imprensa nesta quinta-feira (24), o deputado e Presidente do Comitê de Energia da Rússia, Pavel Zavalny, afirmou que a Rússia está pronta para negociar recursos naturais por Bitcoin, caso outro país tenha interesse.

Sua fala acontece como resposta às sanções impostas pelos EUA e diversos outros países. Como destaque, a União Européia está buscando independência da Rússia no fornecimento de gás natural. “Quando se trata de nossos países ‘amigáveis’, como China ou Turquia, que não nos pressionam, há algum tempo lhes oferecemos a troca de pagamentos para moedas nacionais, como rublos e yuans. Com a Turquia, em lira e rublos.”, afirmou Pavel Zavalny, deputado russo. “Portanto, pode haver uma variedade de moedas, e essa é uma prática padrão. Se eles querem usar bitcoin, negociaremos com bitcoin.”

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.