segunda, 07 de abril de 2025
Euro 6.41849 Dólar 5.858

BANCO CENTRAL DIZ QUE TAXA DE JUROS PODE SUBIR AINDA MAIS

João Paulo - 23/03/2023 07:17 - Atualizado 23/03/2023

O Banco Central do Brasil deu um recado nada esperado para economia do Brasil. Depois de manter da taxa básica de juros em 13.75% a instituição emitiu um comunicado explicando a possibilidade da taxa se manter em crescimento caso a inflação não caia no país.

O comunicado pegou o governo em cheio. Ontem, Lula e seus principais ministros afirmaram que iam continuar pressionando o banco pela redução da taxa (Veja aqui)

É isso que fica evidente no trecho abaixo do comunicado que acompanhou a decisão: “O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que mostrou deterioração adicional, especialmente em prazos mais longos. O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, diz o Banco Central.

Em outro trecho, o Banco Central reforça a importância de se voltar a ter o controle sobre as expectativas. O que ele chama de “desancoragem” é a piora das projeções feitas pelo mercado financeiro. “O Comitê avalia que a desancoragem das expectativas de longo prazo eleva o custo da desinflação necessária para atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. Nesse cenário, o Copom reafirma que conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas.”

Fonte: Banco Central

Foto: Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.