domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GOVERNO MARCA REUNIÃO COM BANCOS PARA DISCUTIR CONSIGNADO

João Paulo - 21/03/2023 07:16

O governo marcou para sexta-feira (24) uma reunião com representantes dos bancos e do sistema financeiro para discutir a taxa de juros do crédito consignado para aposentados do INSS.

“A expectativa é chegar a um acordo sobre a taxa. Há previsão de que na próxima semana, o ministro da Previdência convoque uma nova reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) para discutir o tema”, disse, em nota, a Casa Civil.

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Previdência, Carlos Lupi, se reuniram nessa segunda (20). no Palácio do Planalto, para debater o assunto. Participaram também os secretários executivos da Fazenda, Gabriel Galípolo, e do Ministério Trabalho e Emprego, Francisco Macena, além das presidentes da Caixa, Rita Serrano, e do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

O encontro ocorre em meio ao mal-estar causado no governo pela decisão, patrocinada por Lupi, de reduzir o limite de 2,14% para 1,7% o teto das taxas de juros dessas operações. Fontes ouvidas pelo Valor afirmam que a medida foi tomada “de forma unilateral” por Lupi, sem consulta à Casa Civil ou ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ela foi aprovada pelo CNPS e, para ser desfeita, precisa também de uma decisão do colegiado. A redução obrigatória dos juros, no entanto, teve efeito reverso. Diversas instituições, incluindo os bancos públicos, anunciaram nos últimos dias a interrupção dessas operações, por considerarem que as novas taxas são insustentáveis. O temor do Planalto é que, sem a opção do consignado, os aposentados passem a buscar alternativas de crédito mais caras, aumentando seu endividamento e criando um novo problema para o governo.

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Fonte: Valor Econômico

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.