sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SALVADOR LAB É LANÇADO; PROGRAMA TERÁ TRÊS INICIATIVAS

Tácio Caldas - 20/03/2023 16:58 - Atualizado 20/03/2023

Buscando fomentar o empreendedorismo acadêmico, projeto terá atividades em TCC Empreendedor, Inovação Aberta e Educação Empreendedora.

O projeto foi lançado nesta segunda (20) na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro Vale do Canela, em Salvador, e conta com a parceria da UniRuy, Unifacs, Instituto Federal da Bahia (Ifba) e da Faculdade Cayru. A ação busca realizar o estímulo ao empreendedorismo no meio universitário e terá três frentes de atuação. São elas: TCC Empreendedor, Inovação Aberta e Educação Empreendedora.

Na primeira iniciativa, o projeto vai selecionar Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação com caráter inovador e empreendedor, transformando estes em projetos em negócios concretos ou startups. No segundo serão apresentados editais específicos para resolução de problemas,  que podem ser disponibilizados a empresas ou ao próprio Município, enquanto o terceiro será destinado à elaboração de atividades nas universidades, tanto presencialmente quanto em ambiente virtual.

A participação é destinada para qualquer universitário acima de 18 anos e tem inscrições liberadas até o dia 10 de abril, pelo site do Salvador Lab. Vale lembrar que, todos os projetos selecionados passarão por aceleração em incubadoras de negócios como a Cubos, Senai-Cimatec e Lighthouse para que todos possam sair do papel e se tornarem empresas de fato.

Quem esteve na apresentação do Salvador LAB foi o prefeito Bruno Reis. Ele afirmou que a cidade tem no setor de serviços e turismo o carro-chefe para geração de emprego e renda, mas que era preciso motivar novos nichos para que a cidade pudesse dar um salto econômico, diminuindo então as desigualdades sociais.

“Isso envolve estímulo à economia criativa, à tecnologia, inovação e ao empreendedorismo”, afirmou o chefe do Executivo. “O Salvador LAB vai estabelecer premiações através de editais para transformar os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos em projetos efetivos, tornando-os realidades. Há muitas boas ideias e trabalhos que, ao serem realizados, ficam na prateleira por falta de incentivo”, explicou Reis.

Já para a Mila Paes, secretária titular de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o Salvador LAB deverá proporcionar a criação de empresas desde o ambiente acadêmico. “É o nascedouro de um novo olhar da prefeitura para o fortalecimento do empreendedorismo na cidade”, comentou.

Ainda segundo ela, essa proposta também busca aproximar os setores acadêmicos e as organizações públicas e privadas. “A proposta é de aproximação com o setor acadêmico, universitários e organizações públicas e privadas permitindo conectar o que há de melhor entre cada um, e despertando no acadêmico, desde o início do curso, o desejo e as perspectivas de empreendedorismo”, finalizou Paes.

 

 

Foto: Valter Pontes/SecomPMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.