Bahia Econômica – Essa semana é realizada a semana do consumidor. O Serasa até dia 31 de março está realizando o feirão limpa nome. Qual a expectativa da empresa?
Thiago Ramos – Nós temos a expectativa de atingir o maior número de pessoas possíveis com o Feirão Limpa Nome Serasa. Estamos oferecendo atendimento em varias plataformas e nos correios para poder chegar ao maior número possível de pessoas em 2023. A expectativa é de mais de 1,9 milhão de acordos e mais de R$ 5 bilhões em descontos.
Bahia Econômica – Na Bahia?
Thiago Ramos – Não. No Brasil, Na Bahia até o dia 15 de março tínhamos chegado a R$ 260 milhões de reais em descontos e mais de 109 mil acordos. Esses dados são atualizados diariamente, então temos mais uma vez expectativa de bater recorde na Bahia
Bahia Econômica – Como está a inadimplência na Bahia?
Thiago Ramos – Fazendo uma comparação de janeiro de 2021 com janeiro de 2022 está em alta. Nós temos hoje cera de quatro milhões de baianos com nome sujo por causa de dívidas. Em Salvador são cerca de um milhão e duzentos mil soteropolitanos inadimplentes. O estado tem 39% da população com dividas. Um aumento de 8% em relação a 2021.
Bahia Econômica – Quais as novidades que esse ano o feirão traz?
Thiago Ramos – Nossa principal novidade em 2023 é o número de empresas que estão ofertando pagamento via pix. Nesses casos o nome da pessoa fica limpo em menos de 24 horas depois do pagamento do boleto. Além de ampliação de canais de comunicação e maior quantidade de descontos.
Bahia Econômica – Quais os cuidados que a população deve ter ao buscar negociação?
Thiago Ramos – A primeira coisa é que nós nunca vamos abordar nenhum cliente por nenhum aplicativo de mensagens. Apenas se o cliente procurar a instituição através dos meios de comunicação disponíveis é que a negociação acontece. Nós estamos sendo vitimas de pessoas se passando por nós em aplicativos de mensagens. Temos que alerta a população sobre isso. O Serasa nunca vai abordar ninguém oferecendo descontos. Outra forma de se precaver desses golpes é o validador de boletos. Uma ferramenta que estamos utilizando que impede que boletos falsos sejam pagos.