Embasa lidera o ranking pelo 6º ano consecutivo, em seguida vem Coelba e Oi completando o pódio
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), divulgou nesta quarta (15), o ranking das empresas que mais foram alvo de reclamações no Dia Mundial do Consumidor, comemorado hoje.
Pelo sexto ano consecutivo, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ficou no topo do ranking de queixas dos consumidores. O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), em Salvador.
Em 2022, a Embasa recebeu 318 reclamações, sendo que apenas 65 foram atendidas pela empresa. A Coelba Neoenergia aparece em segundo lugar, com 172 reclamações cadastradas e 35 atendidas.
As três empresas de telefonia que operam no Brasil (Oi, Claro e TIM), também contabilizam reclamações, com 160, 118 e 114, respectivamente.
Já as lojas de varejo, como: Casas Bahia (119) e Magazine Luiza S/A (95), também aparecem no ranking do Procon-BA.
“A composição do cadastro se dá pelas reclamações cuja complexidade ou ausência de resolução no atendimento exige a instauração de um processo administrativo ou mobilização de uma audiência de conciliação”, explicou Adriana Menezes, diretora de atendimento de orientação ao consumidor do Procon.
Ao todo, o Procon, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), realizou 37.718 atendimentos nos postos instalados em diversas localidades do estado.
Os maiores problemas trazidos pelos consumidores ao Procon-BA estão relacionados a cartões de crédito, débito e lojas, totalizando 3.707 atendimentos; energia elétrica 3.097; água e esgoto com 2.383; e crédito consignado e demais modalidades 1.784 atendimentos.
Foto: Andreza Mona/SJDH