O mercado de franquias é o segmento que mais cresce na economia brasileira. Na última semana, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou o relatório de desempenho do setor e, segundo o levantamento, o faturamento das redes superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando dos R$ 185,068 bilhões de 2021, representando um crescimento de 14,3% em 2022.
Com isso, desde o pico da pandemia, são oito trimestres de ascensão ininterrupta. Economista e empresário do ramo, Diogo Dumet comemora os bons índices. “Esses números refletem o retorno das atividades comerciais e presenciais, a redução da taxa de desemprego, o crescimento de novas formas de vendas, como o delivery, e a vontade das pessoas investirem em algo promissor e, principalmente, serem donas do seu próprio negócio”.
E por falar nisso, Diogo Dumet, que é CEO da MPDUMET, empresa especializada em prestar consultoria em formatação e expansão de franquias, sendo a única no Nordeste com essa finalidade, explica que há variadas opções, para todos os bolsos. “No franchising há inúmeras formas de investimento e também tipos de negócios, com franquias com valores iniciais mais baixos, a partir de R$ 2 mil, por exemplo; razoáveis, em torno de R$ 20 a 100 mil; e altos, a partir de R$ 1 milhão. Quando o assunto é segmento, como o próprio relatório da ABF apontou, todos os nichos mostraram crescimento, havendo destaque maior em Hotelaria e Turismo, Alimentação – Food Service e Saúde, Beleza e Bem-Estar”, destaca o economista.
Para quem deseja investir na área em 2023, Diogo Dumet dá algumas recomendações. “O primeiro passo é pesquisar os segmentos e as marcas de interesse, depois estudar como funciona o sistema de franquias e buscar informações sobre a franqueadora. É interessante ainda verificar se a franqueadora é filiada à ABF, entrar em contato com outros franqueados e, por último, mas não menos importante, ter ao lado alguém que entenda do assunto. Então, é fundamental investir em uma contratação de uma empresa com a finalidade de orientar, formatar ou expandir a franquia adequada para você e o seu bolso”, detalha o economista e especialista no assunto, que possui em seu currículo a formatação de mais de 90 marcas e o fechamento de mais de 300 contratos de franquias não só no Nordeste, como também em outras regiões do Brasil.
Salvador
A capital baiana é um polo promissor para quem quer investir em franquias, tendo em vista a sua cultura empreendedora, inovação, localização geográfica privilegiada e infraestrutura. Além disso, Salvador fica próxima de várias cidades desenvolvidas, como Lauro de Freitas e Feira de Santana, que são exemplos positivos da interiorização de franquias. Abaixo, confira algumas marcas que tiveram a formatação da MPDUMET e estão tendo sucesso nas suas expansões.
Jopeb
Segmento: Microfranquia voltada para técnicos em manutenção de equipamentos de gastronomia
15 unidades
Investimento a partir de R$ 2 mil
O Rei do Pirão
Segmento: Alimentação
14 unidades
Investimento a partir de R$ 160 mil
Ótica Salvador
Segmento: Ótica
13 unidades
Investimento a partir de R$ 200 mil
Arte em Papel
Segmento: Papelaria e presentes criativos
10 unidades
Investimento a partir de R$ 290 mil
Face Doctor
Segmento: Botox e harmonização facial
+ de 100 unidades
Investimento a partir de R$ 180 mil
Inter Academy Brazil
Segmento: Escola de Futebol da Inter de Milão
+ de 70 unidades no Brasil
Investimento a partir de R$ 20 mil
Instituto Priorit
Segmento: Centro de Terapias Integradas para tratamento de autismo e outros transtornos do desenvolvimento
11 unidades
Investimento a partir de R$ 800 mil
Dr. Gomes
Segmento: Clínica Veterinária e Pet Shop
8 unidades
Investimento a partir de R$ 150 mil
(Foto: Pexels)