O ‘clube da paz’ para encerrar a guerra na Ucrânia tem sido uma das principais bandeiras do presidente brasileiro no cenário externo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por vídeo, na tarde desta quinta-feira (2), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O presidente ucraniano também confirmou a conversa.
Em suas redes sociais, Lula escreveu que reafirmou a proposta para um grupo de países neutros intermediarem o diálogo pela paz, já que a Ucrânia, há pouco mais de um ano, teve seu território invadido pela Rússia.
Desde então, a guerra se arrasta e tornou-se um dos principais problemas geopolíticos do mundo. E, por isto, a proposta para criar o grupo de países em prol do diálogo tem sido uma das bandeiras de Lula no cenário externo. O grupo, que ainda não saiu do papel, vem sendo apelidado de “clube da paz”.
Na semana passada, o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, afirmou que o Kremlin está estudando a proposta de Lula. Também na semana passada, Zelensky disse que convidou Lula para visitar seu país e se reunirem pessoalmente.
Foto: Reprodução/Redes Sociais