domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COMBUSTÍVEIS: ENTENDA O IMPACTO QUE A VOLTA DOS IMPOSTOS FEDERAIS PODE TER NO BOLSO DO CONSUMIDOR

João Paulo - 28/02/2023 07:22 - Atualizado 28/02/2023

A volta da cobrança de PIS/Confins e Cide sobre a gasolina e o seus derivados vai chegar ao bolso dos motoristas. Segundo números da Associação Brasileira dos Importadores

de Combustíveis (Abicom) o fim da desoneração pode trazer um aumento nos postos de R$ 0,6869 por litro, no caso da gasolina, e R$ 0,2418 por litro, no caso do álcool, se os impostos de fato voltarem a incidir sobre os combustíveis. Economistas projetam inflação de 1% no mês se tributos voltarem em março.

Esse impacto, no entanto, deve ser atenuado por uma combinação entre uma retomada gradual da cobrança dos impostos e uma redução dos preços cobrados pela Petrobras nas refinarias. A informação foi dada por Haddad na noite de ontem, após uma reunião entre o secretário executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, e representantes da Petrobras.

Sem dar detalhes, o ministro disse que a Petrobras tem um “colchão” que pode ser a contribuição da estatal para ajudar a conter o preço da gasolina, em meio às discussões sobre a reoneração dos combustíveis. Ele afirmou que uma nova reunião com Lula será feita antes do anúncio dos termos da volta dos combustíveis. Os percentuais de cobrança de impostos sobre álcool e gasolina ainda serão informados pelo ministro Fernando Haddad. A pasta não informou os percentuais de imposto por litro no novo modelo de cobrança de imposto.

Fonte: Jornal O Globo

Foto: Pablo Jacob

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.