Com o avanço tecnológico num mundo cada vez mais digital, o hábito de comprar online tem se consolidado no Brasil. Estimativas mostram que o e-commerce deve
se confirmar como um dos maiores canais de compras do brasileiro em 2023. Ações figitais, meios de pagamento instantâneo e fortalecimento das vendas pelas redes sociais são algumas tendências às quais empresas devem estar atentas para criar estratégias assertivas, acompanhar e atender às expectativas dos consumidores.
Devido à comodidade e à praticidade desse formato de comércio, as expectativas são positivas também para os próximos anos. De acordo com a consultoria italiana Finaria, as vendas no varejo de e-commerce global devem atingir US$ 3,4 trilhões em 2025.O mercado brasileiro acompanha essas tendências de crescimento. Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos consumidores pretendem continuar comprando com mais frequência pela internet do que costumavam fazer antes da pandemia. Com o desenvolvimento iminente, para que empresas inseridas no e-commerce destaquem-se, é fundamental acompanhar as novidades do nicho.
O país, inclusive, conta com uma lista de organizações que ganharam notoriedade nesse setor e são opções para investidores na B3 – bolsa de valores brasileira. Segundo o ranking realizado pela Magazord, as maiores plataformas para compras online do Brasil incluem o Mercado Livre (MELI34), a Shopee (S2EA34), a Amazon Brasil (AMZO34) e a Magazine Luiza (MGLU3). Nesse cenário, a transformação digital segue como uma das tendências para agilizar as decisões de compra. Conforme informações da pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, da Opinion Box e da Dito, 86% dos participantes dizem que novas tecnologias ajudam no processo de compra.
Tendências de e-commerce para 2023
O volume de compras online no Brasil deve atingir US$ 171 bilhões em 2023, segundo pesquisa realizada pela Visa. Esse quantitativo representa 54% do esperado para toda a América Latina. O crescimento global das vendas digitais, conforme o levantamento, está calculado em 16%, já as vendas em pontos físicos devem cair 10% em 2023. Os números indicam que vale estar atento a algumas tendências para o e-commerce neste ano.
De acordo com pesquisas e análises de especialistas, a popularização do comércio digital ao longo deste ano deve ser acompanhada de novas estratégias de vendas, planejamentos de marketing e diferentes opções de distribuição e pagamento. Conforme o CEO da Showkase – plataforma de Social Commerce, que impulsiona negócios por meio da tecnologia –, Jefferson Araújo, em entrevista à imprensa, existem inúmeras expectativas positivas para a consolidação do e-commerce em 2023. Nessa esteira, fazer o mapeamento do comportamento do consumidor deve ser uma ação determinante para alavancar o faturamento, alinhando as estratégias às reais expectativas e necessidades dos clientes.
Fonte: Assessoria
Foto: divulgação – site Mercado Pago