sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA TOMA QUINTA DOSE E LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO NACIONAL HOJE EM BRASÍLIA

João Paulo - 27/02/2023 06:55 - Atualizado 27/02/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançam nesta segunda-feira (27) o “Movimento Nacional pela Vacinação”.

A iniciativa terá ações para ampliar o percentual de brasileiros imunizados em todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação marca o início do plano de vacinação contra Covid-19 para 2023. As pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer.

Os grupos mais expostos ao risco da doença que foram vacinados com ao menos duas doses da vacina monovalente receberão a bivalente. O que é a vacina bivalente: é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

“A importância é aumentar a cobertura vacinal de todas as vacinas, que o Brasil recupere a posição que já teve com seu programa nacional de imunizações de ser um país que vacina bem. Então, é um movimento nacional que não queremos que seja específico do Ministério da Saúde, das secretarias, das unidades de saúde, que seja de toda a sociedade”, disse a ministra Nísia Trindade à TV Globo.

A meta é vacinar 90% da população alvo da campanha. No território Yanomami, que enfrenta uma crise sanitária, o início da campanha de vacinação foi antecipado para sábado (25). Neste ano, o Ministério da Saúde também selecionou como embaixadores da Campanha Nacional de Vacinação figuras públicas que atuarão no processo de convencimento da população da importância de ir aos postos de vacinação.

Entre os nomes estão a apresentadora Xuxa e o influencer Ivan Baron, ativista pela causa das pessoas com deficiência que subiu a rampa presidencial durante a posse do presidente Lula. No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, nenhuma vacina do PNI atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo.

Campanha de vacinação

Na primeira etapa, os grupos serão vacinados na seguinte ordem:

  • Fase 1: Pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Fase 2: 60 a 69 anos;
  • Fase 3: Gestantes e puérperas;
  • Fase 4: Profissionais da saúde.

A ideia é dar a vacina bivalente para quem já tem pelo menos duas doses. Desta forma, quem só tomou apenas uma dose da vacina vai ter que tomar ainda a segunda dose da primeira versão da vacina para estar apto a tomar a bivalente.

Demais grupos

Além dos grupos prioritários, o ministério também quer intensificar a campanha com a vacina monovalente para os maiores de 12 anos. Neste caso, a recomendação é:

  • Uma dose de reforço para quem tem até 40 anos.
  • Duas doses de reforço para quem tem mais de 40 anos.
  • A Pfizer e a Anvisa reforçam que a vacina monovalente original continua sendo importante instrumento no combate à Covid-19.

Fonte: a informação é da globonews e do ministério da saúde

Foto: Imagem: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.