quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

HADDAD QUER RECURSOS PARA CRISE CLIMÁTICA E CONTRA A POBREZA

Tácio Caldas - 24/02/2023 18:15 - Atualizado 24/02/2023

Pedido foi feito durante reunião do G20; Ministro da Fazenda ainda requereu juros “adequados” para tais empréstimos de recursos.

Entre as pautas abordadas por Fernando Haddad durante o G20, estavam o pedido de contribuição para bancos multilareais no desenvolvimento e no reforço ao combate contra a fome. Outros assuntos discutidos estão a solicitação de recursos para o clima e o combate à pobreza.

A declaração foi realizada durante reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais de países do G20, na Índia. O presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto, também representou o país no encontro.

De acordo com o ministro da Fazenda, o financiamento climático é mais caro para países em desenvolvimento e emergentes, uma bez que as taxas e juros cobrados são mais elevados, o que dificultaria oo atingimento das metas de redução de emissão de carbono, por exemplo.

Nessa reunião, o ministro Fernando Haddad também destacou a sua preocupação com os níveis de endividamento, principalmente dos países mais pobres. Isto porque, as dívidas das nações emergentes era de cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB), antes da pandemia, e agora, com dados de 2022, este número subiu para 72%.

Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.