sábado, 21 de setembro de 2024
Euro 6.1668 Dólar 5.5247

MINISTRO SUSPENDE INVESTIGAÇÕES DA RECEITA SOBRE AUTORIDADES

Redação - 01/08/2019 16:03

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a suspensão imediata de procedimentos investigatórios instaurados na Receita Federal que atingiram ministros da corte e outras autoridades. Para Moraes, há “graves indícios de ilegalidade no direcionamento das apurações em andamento”. As informações são da Folha de São Paulo.

De acordo com a reportagem, Moraes também decidiu afastar temporariamente dois servidores da Receita por indevida quebra de sigilo apurada em procedimento administrativo disciplinar.

A decisão é uma reação à reportagem da Folha e do site The Intercept Brasil. Os veículos publicaram mensagem que revelam que o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, incentivou colegas a investigar o ministro Dias Toffoli, em 2016.

“Considerando que são claros os indícios de desvio de finalidade na apuração da Receita Federal, que, sem critérios objetivos de seleção, pretendeu, de forma oblíqua e ilegal investigar diversos agentes públicos, inclusive autoridades do Poder Judiciário, incluídos Ministros do Supremo Tribunal Federal, sem que houvesse, repita-se, qualquer indício de irregularidade por parte desses contribuintes”, considerou Moraes.

A decisão, desta quinta-feira (1º), foi no âmbito de um inquérito aberto em março para apurar fake news e ameaças contra integrantes da corte. O inquérito também foi prorrogado por mais 180 dias (seis meses).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.