Decreto que cria os comitês gestor e executivo, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (17)
As medidas estabelecem os objetivos individuais de cada comitê. No grupo que vai atuar na gestão do Sistema Rodoviário da Ponte Salvador-Itaparica (SRPSI) terá como objetivo a coordenação das ações públicas para a implantação da ponte, além da elaboração, aprovação e gestão do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Regional (PDSR).
Esse comitê será presidido pelo atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, com o apoio de secretários de diversas pastas como o da Casa Civil, Afonso Florence, e o de Infraestrutura, Sério Brito. Já o comitê executivo, que ficará responsável pelo encaminhamento operacional do PDSR, pelo monitoramento da implementação do SRPSI, além de atuar na assessoria técnica do comitê gestor.
No início de fevereiro, o Governo da Bahia inicio as tratativas da operação para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, com a desapropriação de uma área de 63.524,26 m², na região do bairro da Calçada, na Cidade Baixa, em Salvador. Essa área será utilizada para a construção do acesso viário ligado à obra.
Vale lembrar que o início das obras estava previsto para 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de Covid-19 e da alta do dólar em todo o planeta. Este último fator elevou o custo da total da construção para R$ 9 bilhões.
Para agiliar a captação de recursos o Governo do Estado tem realizado empréstimos e alienações de bens imóveis para tirar a promessa do primeiro mandado do governo de Jaques Wagner (PT) do papel e fazê-la acontecer.
Foto: Divulgação/GovBa