sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SECRETARIA DA SAÚDE REGISTRA REDUÇÃO DE 27% NAS OCORRÊNCIAS DURANTE O CARNAVAL

Nicolle Melo - 22/02/2023 13:46 - Atualizado 22/02/2023

Entre às 18h da quinta-feira (16) até as 5h desta Quarta-feira de Cinzas (22), os Módulos Assistenciais à Saúde montados pela Prefeitura de Salvador nos circuitos oficiais contabilizaram 4.149 ocorrências.

O quantitativo é 27% menor em relação ao mesmo período de 2020, quando foram contabilizadas 5.653 ocorrências. “Nós estamos falando da maior festa de rua do planeta. Felizmente, as pessoas nos ouviram e redobraram o cuidado para aproveitar a folia tranquilamente. Foi lindo poder presenciar um evento dessa magnitude com o clima da paz nos circuitos, e isso se refletiu em importante redução nos atendimentos graves nos nossos módulos assistenciais”, comemorou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Saúde de Salvador.

O grande destaque da festa se deu pela diminuição contundente dos casos de violência. Quando comparado com 2020, houve uma redução de 49% dos atendimentos por agressão física. Esses dados impactaram também no decréscimo de 46% nas intervenções bucomaxilofaciais e de 10% na realização dos procedimentos cirúrgicos. Outro dado que chamou atenção foi a queda dos episódios de intoxicação alcóolica. Esse ano, foram contabilizadas 345 ocorrências por alcoolemia, um decréscimo de 38% quando comparado com o carnaval anterior.

“Muitos fatores contribuíram para vivermos o maior e mais tranquilo carnaval de toda a história. O investimento feito para o fortalecimento do circuito Campo Grande com a contratação de grandes artistas desfilando sem cordas permitiu que o folião tivesse mais espaço para brincar nas ruas. Fizemos também todo um trabalho de bastidor com as Vigilâncias para impedir a venda de bebidas artesanais/clandestinas, bem como o fornecimento de alimentos e água improprias para o consumo humano. Destaco também a atuação da SEMOP para inibir a entrada de armas brancas nos circuitos, o que refletiu na diminuição dos atendimentos nos postos de saúde. Foi a força do trabalho conjunto que nos permitiu viver uma festa marcada com indicadores muito positivos”, destacou Ana Paula Matos.

Este ano, a Secretaria Municipal da Saúde montou de forma pioneira postos de saúde para atender a população das ilhas da capital durante a folia. Durante os dias de festa, as três unidades registraram 182 acolhimentos. Foram 181 ocorrências de natureza clínica e um procedimento cirúrgicos. Todos os atendimentos foram considerados leves. As unidades das ilhas contaram com o apoio de duas ambulanchas do SAMU para remoção dos pacientes que necessitarem de transferência para rede hospitalar.

Fonte: Prefeitura de Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.