domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SETUR-BA E TRADE TURÍSTICO VIBRAM POR VISITANTES NA BAHIA

Tácio Caldas - 20/02/2023 12:36 - Atualizado 20/02/2023

Movimentação intensa tem forte impactod do Carnaval de Salvador. Rede de hotéis de Salvador tem registrado altos índices de ocupação

Por Tácio Caldas

Com a movimentação intensa de turistas na Bahia devido ao Carnaval, a rede hoteleira de Salvador tem registrado uma ocupação média de 95%, com picos de 100% em hotéis do Centro da cidade. Esses dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA) e da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha).

De acordo com o presidente da Febha, Silvio Pessoa, tudo isso só reforça a força do evento das dimensões do Carnaval para o setor na Bahia. “Há turistas de vários estados do Brasil e do exterior nas ruas de Salvador, o que mostra a força que o Carnaval da Bahia possui, fazendo com que a recuperação hoteleira seja rápida, depois de dois anos sem festa. No sábado e domingo, tivemos 100% de ocupação”, esclareceu Pessoa.

Além da rede hoteleira, os barzinhos e restaurantes, em locais próximos à folia, também apontam grandes fluxos de clientes. Quem confirma é o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral.

“Nas imediações dos circuitos, no Rio Vermelho e Santo Antônio Além do Carmo, o faturamento dos estabelecimentos chegou a crescer quase 200%, no primeiro dia da festa. Salvador está lotada e deve continuar assim até o fim do Carnaval”, pontuou Amaral. 

Em alguns destinos de zonas turísticas do interior do estado, como Ilhéus e Itacaré, por exemplo, a ocupação nos hotéis e pousadas é de 100%. Porto Seguro e Morro de São Paulo, que possuem uma grande oferta de leitos, está com 95% e 97% de ocupação, respectivamente.

Tudo isto foi motivo de comemoração também por parte da Setur-BA, que foi uma das grandes responsáveis pela retomada do setor, em parceria com os municípios e o trade turístico, após a pandemia. “A Bahia se preparou para receber esse grande movimento de visitantes no Carnaval, com ações do Governo do Estado nas áreas de promoção dos destinos, investimentos em infraestrutura e atração de cruzeiros marítimos e de voos nacionais e internacionais. Estimamos quase três milhões de pessoas participando de atividades turísticas no estado, neste período da festa”, afirmou o titular da pasta, o secretário Maurício Bacelar.

Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.