Com a inauguração no município, serão ao todo dez pontos fixos do Vale Luz em cidades baianas.
Em evento realizado na manhã da quinta-feira (16), no Centro de Abastecimento em Alagoinhas, a Neoenergia Coelba entregou mais um novo espaço de coleta do Vale Luz – que oferece descontos na conta de energia na troca por materiais recicláveis. A iniciativa é fruto de uma parceria celebrada entre a distribuidora e a Prefeitura Municipal da cidade, que construiu e disponibilizou o espaço para a operacionalização do projeto. O funcionamento do ecoponto será de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30 (com intervalo das 12h às 13h) e aos sábados o atendimento será realizado a partir das 8h até às 15h30.
Os descontos com os resíduos aceitos pelo Vale Luz são obtidos mediante peso e valor unitário de cada material. Para participar, basta o cliente separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, informar o código do cliente (identificado no canto superior direito da conta de energia), que a equipe de atendimento seguirá com a pesagem e lançamento dos descontos, que ocorrerá em até 60 dias na conta de energia informada pela cliente.
Além da troca de resíduos sólidos por descontos na fatura, também, é possível realizar a substituição de latas de alumínio ou garrafas pet pelas “Merrecas” – uma moeda fictícia criada pela Neoenergia Coelba que pode ser revertida em desconto na conta de luz e/ou lâmpadas LED. Apenas neste mês, o Ecoponto em Alagoinhas contará com uma opção especial, em que 10 latinhas médias de alumínio ou 20 garrafas PET, renderá um real de desconto na conta. Para os próximos meses o valor da Merreca seguirá a cotação praticada pela indústria de reciclagem, que pode variar mensalmente.
Incentivado pelo desconto na fatura de energia, o cliente realiza o descarte correto do material com o Vale Luz, ajuda o meio ambiente, cooperativas e empresas de reciclagem parceiras do projeto, a exemplo da Camapet, Coopmarc, Novelis e Revida. São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios e embalagens Tetra Pak. Pode ser entregue também óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente, e o vidro. Além disso, o projeto recebe resíduo eletrônico, incluindo televisão (exceto tubo), celular, teclado, entre outros.
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba