segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

RESÍDUOS COLETADOS NO CAMAROTE EXPRESSO 2222 SERÃO DESTINADOS AO PROJETO RECICLA SOLAR

João Paulo - 17/02/2023 12:04 - Atualizado 17/02/2023

Marcando o retorno do Carnaval de Salvador, o Camarote Expresso 2222 reforça ações de impacto positivo no meio ambiente por meio de seu plano de sustentabilidade.

O Camarote fará o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos nos bares, cozinha e áreas de convivência do ambiente, e após o beneficiamento, os resíduos serão destinados ao projeto Recicla Solar. A iniciativa da Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola do País, promove a ampliação da reciclagem dentro do território da empresa, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores e agregadores.

De acordo com a organização do Expresso 2222, a expectativa é reinserir na cadeia produtiva uma tonelada de material que viraria lixo nos aterros sanitários. Unindo forças a essa meta, a Solar se comprometeu em apoiar a coleta, e comprar os resíduos beneficiados, contribuindo para a economia circular. “Estamos muito felizes em reforçar as ações de sustentabilidade do Expresso 2222 por meio da destinação desse material ao Recicla. Essa iniciativa entra para uma série de parcerias que estamos realizando, desde janeiro, junto aos eventos em que estamos presentes, contribuindo para a reciclagem dos resíduos gerados nestes grandes acontecimentos artísticos e culturais. Um exemplo disso foi durante o Festival de Verão, e agora no Expresso. Esperamos fazer dessas ações cada vez mais comuns na agenda de sustentabilidade da Solar Coca-Cola, promovendo impacto positivo ambiental e socioeconômico”, destaca Fernanda Raizama, diretora Regional da empresa.

A organização do Expresso contará ainda com o trabalho da Rangel Consultoria, e com a colaboração da Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (CRUN), para sensibilizar o público a descartar corretamente o lixo nos recipientes destinados aos resíduos secos e úmidos. Nas proximidades do camarote, haverá uma sala de triagem com cooperados da CRUN que farão a separação do material seco. A cooperativa captará também óleo de cozinha, pilhas e baterias. Resíduos de saúde terão captação direta por empresa especializada.

Sobre o Recicla Solar

Para somar esforços ao compromisso WWW (Mundo Sem Resíduos – meta da Coca-Cola Brasil), em 2021 a Solar Coca-Cola lançou o Recicla Solar, que vem ampliando significativamente a coleta seletiva e a promoção de impacto socioeconômico positivo no Nordeste. Somente na Bahia, o impacto do Recicla resultou na ativação do projeto em cerca de 90 cidades, colaborações com mais de 15 cooperativas e mais de 40 sucateiras por meio de diversas parcerias com empresas recicladoras, centros de coleta e associação de recicladores.

Ainda por meio das agregadoras parceiras do Recicla, a reciclagem de PET teve aumento substancial e tem contribuído para a meta da Solar de coletar o equivalente a 100% do volume de embalagens produzidas e chegar a 50% de resina reciclada nas embalagens. A iniciativa tem ampliado a geração de renda para catadores, importantes agentes no processo de reciclagem e reaproveitamento dos materiais. Nos últimos dois anos, aproximadamente 10 mil toneladas de PET já foram coletadas com a iniciativa e, já no primeiro mês de 2023, a Solar Coca-Cola alcançou a meta traçada para o ano, conseguindo produzir atualmente 23% de PET com resina reciclada em suas embalagens.

Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

Sobre o camarote

De volta ao Edifício Oceania, o camarote vai homenagear os 50 anos de lançamento do icônico álbum Expresso 2222, uma referência da MPB que marcou o retorno de Gil ao Brasil, após três anos de exílio em Londres.

As informações são da assessoria

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.